Dicas e Informações para a inscrição do ENEM 2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016 serão feitas exclusivamente pela internet, das 10h do dia 9 de maio de 2016 às 23h59 do dia 20 de maio de 2016. Para a edição deste ano são esperados 8 milhões de inscritos.

O candidato precisa ter em mãos os seus documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Registro Geral – carteira de identidade). Menores de 18 anos que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-lo. Os estudantes precisarão informar um endereço de e-mail e um número do celular pessoais e válidos, que servirão para a organização do exame entrar em contato com o candidato.

Além disso, é preciso indicar no momento da inscrição o município em que irá realizar a prova do Enem, bem como a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) da prova de Linguagens.

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2016 é de R$ 68,00 (sessenta e oito reais) e poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, até o dia 25 de maio. A Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser gerada no sistema de inscrição, na Página do Participante.

Clique aqui e faça a sua inscrição do Enem 2016

Quem for concluir o ensino médio no ano letivo de 2016 e estiver matriculado na rede pública de ensino tem direito à isenção automática na inscrição do Enem 2016. Se o interessado não for concluinte de escola pública, mas for proveniente de família de baixa renda, poderá declarar carência e conseguir a isenção da taxa. Cabe ao candidato acompanhar, durante o período de inscrição e pelo sistema, se o seu pedido de isenção foi aceito.

Fonte: Inep