Dicas e Informações para consultar o extrato do FGTS

Criamos esta matéria para auxiliar você a entender melhor o que é o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), para que serve e como consultar FGTS.

O FGTS é um fundo para proteger o trabalhador, com carteira registrada, onde é depositado todo mês um percentual de 8% do salário do empregado. O empregador é responsável por recolher este valor em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal.

Além dos trabalhadores formais, tem direito também ao FGTS trabalhadores rurais, safreiros, temporários, avulsos e atletas profissionais.

O empregado pode sacar o FGTS caso seja demitido sem justa causa, término do contrato por prazo definido, na extinção da empresa, no falecimento do trabalhador, para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional, aposentadoria entre outros.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um serviço gratuito que permite ao trabalhador consultar o FGTS, acompanhando on-line o extrato completo com o saldo atualizado das suas contas. Este serviço pode ser acessado no portal da caixa informando o número do NIS (PIS/PASEP) e senha ou e-mail e senha cadastrados.

Após informado o seu login, será apresentado um menu com várias opções, entre elas o extrato e o extrato completo do FGTS. No extrato completo será possível visualizar todos os depósitos realizados de todas as contas vinculadas, os créditos de juros e o saldo atualizado.

Fonte: caixa.gov.br