MEC divulga resultado da seleção do Fies 2016 e lista de espera nesta segunda (1)

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta segunda-feira (1º) o resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Mais de 1.100 instituições de ensino superior participam desta edição do Fundo de Financiamento Estudantil, somando mais de 250 mil vagas distribuídas em 25.323 cursos. Cerca de 63% dessas vagas são para as áreas consideradas essenciais para o desenvolvimento do país, como formação de professores, engenharias e cursos da área da saúde.

Na consulta à classificação na internet, o candidato precisa informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha que cadastrou no momento em que se inscreveu.

Clique aqui e consulte o resultado do Fies 2016 e a lista de espera no portal do MEC

Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos automaticamente na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Por isso a relação de quem ficou para a lista de espera sai junto com a lista de aprovados.

Somente pode se inscrever para concorrer a um contrato do Fies o estudante que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e obteve média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota na redação diferente de zero.

A partir de agora, os candidatos serão classificados de acordo com a nota do Enem. Em caso de empate, o critério será a maior nota na redação, seguida pelas maiores notas nas provas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Calendário FIES 2016

01/02 – Resultado da pré–seleção na chamada única e Lista de Espera
02/02 a 06/02 – Conclusão da inscrição no Sisfies pelos estudantes pré–selecionados na chamada única
07/03 a 18/03 – Declaração, no Fies Seleção, se está ou não matriculado na instituição, curso e turno em que realizou a inscrição

Fonte: g1.globo.com