Saiba mais sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social CTPS

A Carteira de Trabalho e Previdência Social CTPS é um documento criado em 1932 através de um decreto instituindo-se a Carteira Profissional. A Carteira é um documento obrigatório para quem exerce algum serviço, como comércio, indústria, agricultura entre outros.

Neste documento ficam registrados o histórico dos vínculos empregatícios da vida do trabalhador. Ficam registrados detalhes como contrato de trabalho, funções, valores dos salários e aumentos, férias, contribuição sindical e outros registros.

Outro detalhe importante é que a carteira sempre deve estar atualizada para retirada de benefícios como seguro desemprego, licença maternidade e aposentadoria.

O novo modelo do documento está semelhante ao passaporte, usando papel de segurança e plástico adesivo que protege mais o documento.

A primeira via do documento pode ser emitida na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, nas PAT’s (Postos de Atendimento ao Trabalhador) ou Gerência Regional do Trabalho. Para tal o trabalhador deve agendar o atendimento e portar comprovante de residência com CEP, Documento de Identificação Original, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento.

Fonte: trabalho.gov.br

Foto: Reprodução