Reprodução/Inmet
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as ondas de calor que atingem a Região Sul do país devem se intensificar nesta quinta-feira (6/2). O órgão emitiu um alerta de "grande perigo" para as altas temperaturas.
Agora, a Região Sul está coberta por dois avisos de onda de calor, sendo um deles de "grande perigo" e outro de "perigo". A condição corresponde a uma temperatura 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias. A previsão é que a condição se estenda até domingo (9/2).
A cidade de Quaraí, no Rio Grande do Sul, é a que mais sofreu com a condição. O local, que tem cerca de 25 mil habitantes, registrou uma máxima de 43,8°C, sendo a maior da história do estado.
Outro alerta de "grande perigo" foi emitido pelo Inmet para esta quinta. No entanto, neste caso, o aviso é para chuvas intensas na Região Nordeste.
A perspectiva aponta para chuva superior a 60 mm/h, ventos mais fortes que 100 km/h. De acordo com órgão, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
Além deste, o Inmet também alerta a mesma previsão, em quatro outros avisos, para "perigo" e "perigo potencial" por parte de todo o Brasil. As cores laranja e amarelo, respectivamente, permeiam majoritariamente pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Fonte: Inmet