Lula credita inflação dos alimentos a alta do dólar, 'arapuca' do Banco Central e aumento de exportações

Por Cianotícias em 06/02/2025 às 12:34:56
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a inflação dos alimentos no Brasil foi impulsionada por três fatores principais: a alta do dólar, a política monetária do Banco Central e o aumento das exportações de produtos agrícolas. Segundo ele, esses fatores encarecem os alimentos, afetando especialmente os trabalhadores assalariados. Lula destacou que, para equilibrar a situação, é necessário produzir mais e melhorar a qualidade dos produtos, mas descartou medidas como congelamento de preços ou fiscalização sobre estoques de gado.

O presidente também afirmou que os ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário estão em diálogo com o setor agropecuário e empresários para buscar soluções para conter os preços, embora não tenha especificado quais medidas serão adotadas.

Além disso, Lula comentou que a valorização recente do dólar foi impactada pelo cenário eleitoral conturbado nos Estados Unidos, citando discursos do ex-presidente Donald Trump que afetaram o mercado. No entanto, ele acredita que a moeda americana já começa a se ajustar e que, com isso, os preços dos alimentos podem se estabilizar no Brasil.

Fonte: Fonte: G1

Comunicar erro
banner 728X90 UP AGENCY

Comentários