Datafolha: 52% dos brasileiros acham que Bolsonaro deveria ser preso

Por Cianotícias em 09/04/2025 às 14:28:14
Foto: Marcos Corrêa/ PR

Foto: Marcos Corrêa/ PR

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (8), aponta que 52% dos brasileiros acham que Jair Bolsonaro deveria ser preso. Os dados indicam que 42% dos entrevistados discordam e 7% não souberam opinar. O levantamento foi realizado após o ex-presidente se tornar réu por uma denúncia de tentativa de golpe.

A pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo apresentou dois cenários para os eleitores. Ao serem questionados sobre a possível prisão de Jair Bolsonaro por liderar uma trama golpista em 2022, a maioria (52%), acha que ele deveria ser preso. Porém, quando questionados se ele será preso por tentar impedir a posse de Lula, 52% acreditam que não. Veja os números detalhados:

  • Bolsonaro deve ser preso por liderar trama golpista em 2022?
    52% – Sim, deveria ser preso
    42% – Não deveria ser preso
    7% – Não sabem
  • Bolsonaro será preso pela trama golpista para impedir a posse de Lula?
    52% – Não vai ser preso
    41% – Sim, vai ser preso
    7% – Não sabem

Pesquisa Datafolha sobre Bolsonaro em regiões

Na região Sul do país, 49% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não deve ser preso e deve ficar livre. Por outro lado, 46% dos sulistas acham que o ex-presidente deve ser preso.

Os números da região Sul se opõem ao resultado nas regiões Norte/ Centro-Oeste. Nestas regiões, 47% acham que Bolsonaro deve ser preso e 45% acreditam que deve ficar livre.

A pesquisa Datafolha sobre Jair Bolsonaro entrevistou 3.054 pessoas entre os dias 1º e 3 de abril. Os entrevistados possuem mais de 16 anos em 172 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

A pesquisa ocorre após a Primeira Turma Supremo Tribunal Federal (STF) ter determinado a abertura de ação penal contra Jair Bolsonaro e outras sete pessoas, tornando-os réus em um processo por tentativa de golpe de Estado. O ex-mandatário tenta reverter o cenário, pressionando pela aprovação de um projeto que anistia os condenados pela Corte pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.


Fonte: Ric Mais

Comunicar erro
banner 728X90 UP AGENCY

Comentários