Mercado estima em alta nas vendas na Páscoa, apesar de preços maiores dos produtos

Por Jornal Cianoticias em 27/02/2024 às 10:47:03
Parreira de ovos de chocolate em supermercado de Curitiba (Franklin de Freitas)

Parreira de ovos de chocolate em supermercado de Curitiba (Franklin de Freitas)

O mercado espera que as vendas nesta Páscoa fiquem até 4,5% acima da mesma data em 2023. A Estimativa é da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Isso apesar do aumento no preço dos produtos, que deve chegar a 3,8% mais caros que em 2023 na média (mas abaixo da inflação).

A Páscoa vem se consolidando como uma das principais datas do varejo ao longo do ano, e fica atrás apenas do Natal e o Dia das Mães. Carros-chefes da data, os ovos de Páscoa já estão por todos os cantos.

Em Curitiba, a Rede Condor iniciou os preparativos antes mesmo do Carnaval. Os primeiros ovos de Páscoa já estavam nas gôndolas na semana que antecedeu a folia de Momo. "Com a chegada dos ovos de Páscoa no Condor ainda antes do Carnaval, os clientes poderão se programar melhor e já iniciar as escolhas entre a variada seleção de chocolates e presentes oferecidos pela rede", divulgou a rede na época.

A Rede Condor também se preparou com outros produtos típicos dessa época do ano, como carnes, peixes, bacalhaus e azeites.

Dicas
As compras de Páscoa, assim como qualquer produto, exige atenção dos consumidores. "Ovos de chocolate, bombons, demais chocolates, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes, se houver", diz material da Agência de Notícias do Paraná de 2023, com recomendações do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) .

Na compra de pescados os cuidados devem ser ainda maiores. "Se vai comprar peixe fresco em feira ou mercados, o consumidor deve acompanhar a pesagem do produto, que deve ser feita à sua vista. Se vai comprar peixe pré-embalado ou congelado, o consumidor deve analisar que o peso indicado não deve considerar a quantidade de gelo existente no produto, além do peso da embalagem", continua a matéria.

Peixes frescos, também muito consumidos na Semana Santa, devem ser comprados em estabelecimentos limpos, com os atendentes uniformizados e que tenham monitoramento periódico dos órgãos da saúde.

Fique atento à temperatura dos produtos vendidos nas peixarias. Os pescados frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C. Os balcões dos estabelecimentos devem trazer a indicação da temperatura interna.
Peixes frescos têm olhos brilhantes e salientes. As escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As guelras devem ter cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade. O odor do peixe é característico, mas não pode ser repugnante.

Fonte: Redação Bem Paraná

Comunicar erro
banner 728X90 UP AGENCY

Comentários