Em Cianorte, construções sustentáveis são realidade!

Por Cianotícias em 31/08/2023 às 15:53:02

A capital do vestuário está dando os primeiros passos em uma área na qual o nosso país ainda está engatinhando, embora de forma gradual. Você já teve contato com a ideia de construções sustentáveis ou biocasas?

Pois bem, agora é possível visitar uma obra sustentável composta por materiais como barro, bambu e palha, onde a utilização de cimento e outros recursos convencionais que prejudicam o meio ambiente é mínima. Esta casa está situada na zona rural de nossa cidade, na Chácara Três Meninas. Além dela, já está em andamento avançado a construção de outra casa, com abordagem tecnológica distinta, isso no Pesqueiro Pantanal. Esta segunda casa é feita de sacos de laranja e terra (hiperadobe), complementada com um telhado verde e estruturas de CordWood, o que acrescenta não apenas funcionalidade, mas também embeleza a obra. Em ambas as casas, é possível observar os impressionantes sistemas de saneamento ecológico.

Este é apenas o início de uma jornada, e aqueles que tiveram a oportunidade de observar, mesmo que de longe, puderam notar a diferença em relação às construções convencionais, bem como a beleza intrínseca a ambas as abordagens.

O objetivo do grupo que se autodenomina "Loucos da bioconstrução" é disseminar essas técnicas, fomentar uma mudança de paradigma e demonstrar que é perfeitamente viável edificar com um impacto mínimo, ao mesmo tempo em que se mantém uma estética agradável tanto para os residentes quanto para os visitantes.


Caso você tenha interesse nesse tema, ou esteja buscando maneiras de economizar, já que essas construções são significativamente mais acessíveis financeiramente do que as construções tradicionais, é possível participar de um curso contínuo de bioconstrução.

Mais informações podem ser encontradas no site: www.biocasacurso.com.br.

banner 728X90 UP AGENCY