Defesa de Bolsonaro pede ao Supremo que passaporte seja devolvido

Apreensão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes

Por Jornal Cianoticias em 14/02/2024 às 15:25:45
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro, por meio de sua defesa, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) devolva seu passaporte, que foi apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga a existĂȘncia de uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado no paĂ­s.

Os advogados argumentam que a apreensão não preenche requisitos legais, por não ter sido demonstrado, segundo a defesa, risco real de fuga, por exemplo. Eles pedem que a retenção do passaporte seja substituĂ­da pela obrigação de pedir autorização para deixar o paĂ­s por mais de sete dias.

No pedido, a defesa sustenta que Bolsonaro "desde o inĂ­cio do processo tem cooperado de maneira irrestrita com as autoridades, comparecendo pontualmente a todos os chamados e colaborando ativamente para o esclarecimento dos fatos".

A apreensão do passaporte foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, a pedido da PolĂ­cia Federal e com aval da Procuradoria-Geral da RepĂșblica. Essa foi a Ășnica medida cautelar tendo Bolsonaro como alvo. Os demais investigados, incluindo militares de alta patente, também tiveram os passaportes apreendidos, bem como foram proibidos de se comunicar entre si.

A defesa do ex-presidente sustenta ainda que a retenção do passaporte viola o direito à locomoção e teria adquirido carĂĄter de antecipação de pena. Para os advogados, Bolsonaro "estĂĄ sendo tratado como culpado, não só por este JuĂ­zo como também pelos veĂ­culos de comunicação".

Na petição, os advogados acrescentam que durante todo o ano de 2023 Bolsonaro precisou se ausentar do paĂ­s apenas uma vez, para comparecer à posse do presidente argentino Javier Milei, e que avisou sobre a viagem ao Supremo com antecedĂȘncia.


(PUBLICIDADE-CÂMARA DE CIANORTE)

Fonte: Redação Bem ParanĂĄ

Comunicar erro
banner 728X90 UP AGENCY

ComentĂĄrios